Ao orientar o cliente sobre a emissão de certificado por videoconferência, o AGR deve se certificar:
1 - Se o CPF está apto através do link: https://validacao-interna.validcertificadora.com.br/
2 - Se o cliente possui certificado ATIVO;
3 - Se o cliente possui computador, câmera e internet de boa qualidade;
4 - Solicitar a documentação para análise prévia. O chamado pode ser utilizado para verificação de documentos, caso tenham dúvidas.
5 - Solicitar o contato telefônico do cliente para facilitar a comunicação e e-mail para envio do link no horário agendado. Lembrando que o link expira com 15 minutos
VIDEOCONFERÊNCIA
Para realização da videoconferência, acesse o SAR através do navegador EDGE.
1 - O AGR pode orientar o cliente antes de iniciar a gravação, como por exemplo:
1.1 - Solicitar que o cliente esteja com o documento de identificação em mãos, lembrando que o documento de identificação apresentado no vídeo deve ser o mesmo que vai compor o dossiê;
1.2 - Informar o momento que vai iniciar a gravação e pedir que o cliente sinalize caso não compreenda algo que foi dito, assim como o AGR pode pedir ao cliente para repetir algo, caso seja necessário;
1.3 - Reforçar que não podem haver pessoas falando e/ou circulando durante o vídeo;
1.4 - Alertar ao cliente que a senha criada para acesso à videoconferência deve ser anotada, pois será utilizada para instalação e revogação;
1.5 - Avalie a qualidade da imagem do cliente antes de iniciar a gravação. Caso seja necessário, solicite que o cliente mude de posição, que melhore a iluminação do ambiente, peça para aproximar o documento da câmera para uma avaliação prévia, pois é necessário que o AGR consiga identificar o cliente, assim como os dados e a foto do cliente no documento;
1.6 - Certifique-se de que o cliente sabe os dados da empresa pois não é permitida a leitura de papéis durante a gravação. Neste caso, podemos orientá-lo a manter o cartão CNPJ e o contrato social “abertos” na própria tela, evitando assim que ele desvie o olhar para ler os dados;
1.7 - Mantenha o dossiê aberto em sua tela para conferência dos dados do cliente conforme as perguntas realizadas. Caso o cliente informe algum dado erradamente, faça outra pergunta. O mínimo é de 5 (cinco) perguntas;
1.8 - O cliente deve estar isolado, não sendo permitida a participação e nem o auxílio de outras pessoas durante a gravação;
1.9 - No momento em que solicitar para cliente para mostrar o documento de identificação ao lado do rosto, peça que o mesmo retire os óculos. Assim como, não é permitido que o AGR e nem o cliente estejam utilizando máscaras durante a videoconferência.
2- Em casos de assinatura em conjunto, será necessária a gravação de uma videoconferência com cada sócio, podendo ser inclusive em datas diferentes. Lembrando que nestes casos, a última senha cadastrada pelo sócio deverá ser anotada para instalação e revogação;
3- É importante manter o notebook conectado a tomada durante a videoconferência para evitar a necessidade de interrupção para conectar carregador;
4- Ao finalizar a videoconferência, informe ao cliente que assistirá o vídeo para se certificar de que tudo ocorreu perfeitamente, podendo haver a necessidade de refazê-lo;
5- Não é permitido o uso de documento de identificação digital nas emissões por videoconferência como, por exemplo: CNH digital e OAB digital;
6- O termo de titularidade pode ser enviado ao cliente por e-mail após aprovação do certificado;
7- Para as emissões de A3, a parceria SIG fica responsável pelo envio da mídia ao cliente, podendo ser combinado para retirada em seus escritórios pelo cliente e/ou contador. Orientem o cliente sobre a senha padrão das mídias (cartão ou token) e informe que a instalação deverá ser realizada por ele através do link: https://ar-icp-brasil.validcertificador ... irect=true
ELABORAÇÃO DO DOSSIÊ
Para anexar o dossiê documental e o vídeo gravado, acesse o SAR através do navegador INTERNET EXPLORER.
Marque a opção EMISSÃO FORA DA AR no momento da validação, conforme imagem abaixo. O processo será revisado caso esta opção não seja marcada.
Em relação ao dossiê da videoconferência, alguns pontos devem ser considerados:
- Documento de identificação deve estar em bom estado de conservação e digitalizado colorido, podendo ser aceito foto com boa qualidade e sem cortes;
- Contratos com chancela digital são aceitos normalmente. As páginas devem estar legíveis e sem cortes;
- Contratos que possuem selos, carimbos e/ou filigrinação devem ser digitalizados coloridos, e assinados digitalmente pelo cliente, sendo necessário que a empresa esteja com certificado digital válido.
Caso o certificado da empresa esteja vencido e impossibilite a assinatura digital do documento, deve ser apresentada a certidão simplificada (respeitando as regras informadas anteriormente por comunicado) ou de forma presencial em um ponto de atendimento.
- Os contratos mais recentes cujos selos são passíveis de consulta, podem ser dispensados de assinatura digital, para tanto, deve-se abrir chamado para avaliação caso a caso. A consulta deve ser encaminhada com o dossiê.
Boas práticas para videoconferência
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